7 Wonders
ou Boleto: R$251,91
Idade: 10+
Tempo: 30 min
Nº de Jogadores: 2 a 7
Designer: Antoine Bauza
Artista: Miguel Coimbra
7 Wonders dura três eras. Os jogadores têm tabuleiros individuais com poderes especiais (“maravilhas”), onde são colocadas suas cartas.
Em cada era, os jogadores recebem sete cartas, escolhem uma, e em seguida, passam o restante para um jogador ao lado. Os jogadores revelam suas cartas simultaneamente, podendo fazê-lo de três maneiras: descartando-a para receber ouro, usando-a para evoluir a sua “maravilha”, ou utilizando-a, e para isso deve pagar recursos (se necessário), momento em que há interação com outros jogadores de várias maneiras (interessante que esta interação é apenas com jogadores que estão exatamente ao seu lado; com os demais não se pode negociar).
Finalizada esta etapa, cada jogador escolhe uma das cartas restantes (aquelas que recebeu de seu “vizinho”), e o processo se repete até que seis cartas sejam utilizadas – o que configura o fim daquela era, momento em que existirá um combate com seus vizinhos. Depois de três eras, o jogo termina.
Em essência 7 Wonders é um jogo de cartas e desenvolvimento. Algumas cartas têm efeitos imediatos, enquanto outros oferecem bônus ou upgrades mais tarde no jogo; algumas geram descontos para compras futuras; algumas fornecem força militar para dominar os seus vizinhos e outras dão apenas pontos de vitória. Como no jogo você sempre sabe quais as cartas que o seu vizinho está recebendo, pode-se imaginar como as próximas escolhas deles poderão afetar o que você já construiu.
Embora a caixa de edições anteriores está listada como sendo de 3-7 jogadores, há uma variante 2-jogador oficial incluída nas instruções.
Componentes:
• 7 tabuleiros de maravilha
• 7 cartas de maravilha
• 49 cartas da Era I
• 49 cartas da Era II
• 50 cartas da Era III
• 46 fichas de conflito
• 70 moedas
• 1 caderneta para marcar os pontos
• 2 cartas para a versão com 2 jogadores
• Livro de regras
Número de Cartas: 157
Sleeve: COPPER (65.0 mm X 100.0 mm)
Fonte: Ludopédia